Antonio Peticov
Antonio Peticov, nascido em 2 de julho de 1946, em Assis, São Paulo, é pintor, desenhista, escultor e gravurista. Desde a infância já demonstrava aptidão artística, e aos doze anos já possuía a certeza de que trabalharia como artista. Autodidata, estudou sobre arte através de livros e revistas, com pesquisas em história da arte e desenvolvendo seu profundo interesse em geometria, sendo visível em suas obras a admiração pela área matemática.
Mudou-se para Londres em 1970, no ano seguinte para Milão e em 1986 para Nova Iorque. No exterior ampliou seus estudos e difundiu sua produção por todo o mundo, retornando ao Brasil em 2000. Capas de discos, de livros, calendários, posters e cartões postais, muitas vezes associados às suas exposições, foram os principais suportes de seus trabalhos mundialmente.
Antonio Peticov é muito conhecido por suas instalações e murais, presentes na Itália, Suíça, Estados Unidos e muitos no Brasil. Em 1989 apresentou o Projeto Natura – Rio Pinheiros, na ocasião da 20ª Bienal Internacional de São Paulo. Muito conhecido pelos paulistanos, o mural “Momento Antropofágico com Oswald de Andrade” presente na estação República do Metrô desde 1990, é de sua autoria.
A obra de Antonio Peticov relaciona sacralidade, matemática e as cores do espectro solar numa composição mítica, cósmica e sublime.